Glossário

Aerossol
Inalação de água minero-medicinal através de aparelhos especiais que produzem partículas de vapor finíssimas, que penetram no aparelho respiratório.

Águas minero-medicinais
Águas que, pelos seus diferentes componentes, actuam sobre o organismo, regulando o estado físico e melhorando os diferentes problemas de saúde.

Cinesioterapia
Tratamento através do movimento, para a reabilitação de doentes com limitações de origem funcional.

Crenoterapia
Aplicações de água e lamas, com carácter terapêutico.

Drenagem linfática
Tratamento manual que provoca estimulações dos líquidos retidos nos tecidos, através dos vasos linfáticos.

Duche circular
Aplicação da água minero-medicinal a baixa pressão, com saída por vários orifícios, dando uma massagem dos pés à cabeça.

Duche escocês
Aplicação da água minero-medicinal, alternando quente com fria.

Duche geral quente
Aplicação de jacto quente em diferentes partes do corpo.

Duche massagem tipo vichy
Exerce uma acção sedante porque associa massagens a jactos abundantes de água termal, produzindo uma excelente descontracção muscular, e uma acção tónica mais profunda e estimulante, em que a energia da água em movimento é comunicada ao corpo, fazendo penetrar melhor os princípios activos termais.

Duche sub-aquático
Massagem em banheira, com jacto de pressão.

Endermologia
A Endermologia é uma técnica que consiste no enrolamento e desenrolamento da prega cutânea com sucção simultânea, num aparelho de alta tecnologia computadorizado, desencadeando um processo natural de drenagem de sobrecargas adiposas, tonificando e reafirmando os tecidos. O resultado é a eliminação da celulite, um corpo mais esbelto, os tecidos reafirmados e um aumento de saúde e bem-estar.

Hidrocinesioterapia
Técnica que inclui exercícios físicos na água.

Hidrologia médica
É a ciência que estuda os efeitos das águas sobre o organismo e a sua aplicação para fins terapêuticos.

Hidromassagem
Imersão numa banheira com água minero-medicinal, à qual se acrescenta ar sob pressão para produzir movimento (bolhas) na água, que actuará como uma massagem. Tem um carácter sedativo e melhora a nutrição dérmica.

Hidropinia
A hidropinia consiste na ingestão de quantidades determinadas de água mineral natural, a um ritmo preciso, para obter a maior eficácia terapêutica possível. Possui uma acção diurética e desintoxicante. Em função da idade, do estado cardiovascular e do estado digestivo, o volume da quantidade da água varia.
Água mineral: água natural com elevada percentagem de substâncias minerais em dissolução, utilizada geralmente para fins terapêuticos.

Hidroterapia em piscina termal
Sob orientação de uma monitora, o aquista poderá realizar na piscina termal um programa que passa pelas técnicas fisioterápicas: hidromassagem e ginástica, que oferecem vantagens terapêuticas na rigidez articular, síndromes dolorosos, atrofias musculares, sequelas traumáticas, osteo-articulares e principalmente na impotência funcional do aparelho locomotor.

Inalação
Inalação de vapor e água termal (vias respiratórias inferiores).

Manilúvios
Banho das mãos e parte dos braços.

Massagem
As massagens favorecem a entrada num estado de auto-escuta e de harmonia interior que permite o reequilíbrio físico e psíquico perdido na azafama e no stress do dia-a-dia.
Existem diferentes tipos de massagens: vibratória ou manual; seca ou húmida; local, parcial ou total.

Nebulização
Inalação de vapor de água de gota espessa, como tratamento para as afecções respiratórias.

Parafango
É a mistura de lamas ou lodos com parafina, para aplicações em uma ou várias partes do corpo. Possui uma acção tonificante sobre o sistema muscular nervoso, acção sedativa, anti-alérgica e anti-inflamatória, favorecendo a vasodilatação durante o tratamento das artroses, lesões traumática, sequelas de fracturas, entorses e contusões nevrálgicas, mialgias, fibrosites, miosites da gota e osteoporose.

Pedilúvios
Banho dos pés e parte das pernas.

Pressoterapia
Técnica de drenagem linfática mediante um sistema especial de câmaras-de-ar que exercem uma pressão progressiva nas extremidades, curando edemas e retenção de liquídos.

Pulverização
Inalação de vapor e água termal sobre as vias respiratórias superiores (faringe, garganta, amígdalas).

Técnicas de duche
As técnicas de duche consistem na projecção sobre o corpo duma massa de água sob pressão. A temperatura da água e a pressão variam consoante se pretenda um efeito estimulante ou calmante.
Exemplos de técnicas de duche são: duche geral quente, duche regional, duche escocês, duche circular, duche sub-aquático, duche pulverizado, duche massagem tipo vichy e duche massagem de aix.

Técnicas de imersão
As técnicas de imersão consistem na submersão total ou parcial do corpo na água mineral natural, a uma determinada temperatura.
Exemplos de técnicas de imersão são: imersão simples, imersão de água corrente, hidromassagem simples ou computorizada, hidromassagem em piscina, hidropressoterapia, aerobanho, manilúvios e pedilúvios.

Técnicas de ORL
As técnicas de ORL/Vias Respiratórias permitem a eliminação de secreções e o tratamento de infecções respiratórias, produzindo um efeito tranquilizante. A água mineral natural é administrada em partículas, gás e vapor ou aerossol.
Exemplos de técnicas de ORL são: irrigação nasal, inalação (nasal ou oral), nebulização, pulverização faríngea e o aerossol (nasal ou oral).

Técnicas de vapor
Consideradas como uma das técnicas mais potenciadoras das propriedades das águas sulfurosas, têm uma acção sedativa, vasodilatadora e anti-inflamatória.
Exemplos de técnicas de vapor são: vapor de mãos, vapor de pés, estufa de vapor integral, bertholaix (coluna, ombros, cervical, ancas).

Termalismo
Utilização terapêutica das propriedades das águas termais, segundo uma composição química minero-medicinal.